sábado, julho 01, 2006

Perguntas inteligentes: O que é isto?

Perguntas inteligentes: O que é isto?
Certamente muito já nos perguntamos! As vezes nos parece que as pessoas que nos cercam, estão cheias de conteúdos fúteis e com certeza as suas indagações giram em torno dos mesmos.
Através do texto, cujo nome usei no título de minha produção, volto a refletir também sobre uma de minhas angústias. Como mudar nossa prática educativa?
Concordo com as autoras, Beatriz C Magdalena e Iris E.T. Costa, quando falam que "...a metodologia que nós professores, adotamos com nossos alunos revela a forma como compreendemos, consciente ou inconscientemente, o processo de aprendizagem...".
Temos a tendência de transmitir o que sabemos da mesma forma como aprendemos e isso aos poucos torna-se um círculo vicioso, onde paira o comodismo, a angústia diante do novo e com certeza a descrença diante de nossa missão como educador.

Comentários:
Gostei de tuas reflexões.
Dia desses, conversando com uma ex-colega, disse a ela que apredi com alguns de nossos professores como não dar uma aula... Ela riu muito, começamos a lembrar de algumas de nossas aulas e chegamos a conclusão que o legal da coisa toda é fazer diferente do que fizeram conosco. Legal ver que estás empolgada com as leituras.
Beijos e
boa semana!
 
Realmente, o que é uma pergunta inteligente? Penso que toda pergunta é inteligente, pois quando formulada traz consigo uma série de incertezas que estão sendo reconstruídas e que servirão de suporte para a reconstrução de conceitos pelo "perguntador". Gostei de tuas colocações. Parabéns, bom trabalho.
 
Deni! como é bom este espaço de interação. Através de tua reflexão em torno de minha postagem, levou-me a refletir . Realmente toda indagação serve de suporte para construção do saber e através de minha colocação assumi o papel de professor detentor do saber, achando que as perguntas devem ser de impacto e não devo ser um julgador. Obrigada, pela reflexão
 
Olá colega!
Sua reflexão faz-me lembrar muito sobre "mudança" e,é neste ponto que devemos nos atentar , pois trata-se de um "Nova Postura".
Neste caminhar iremos nos surprender com muitas coisas, você não acha?
Até mais!
Elis Regina.
 
Postar um comentário





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?