sábado, outubro 28, 2006
Eis a diferença
Certa vez li um email que dizia mais ou menos assim:
A diferença entre os países pobre e os ricos não é a idade do país.
A diferença também não reside nos recursos naturais disponíveis. Nem na diferença intelectual, raça ou cor das pessoas.
A diferença é a atitude das pessoas, moldada ao longo dos anos pela educação e pela cultura.
Ética, integridade, responsabilidade, respeito as leis, respeito pelo direito dos outros, amor ao trabalho, desejo de superação, é que fazem a diferença .
Talvez o nosso povo seja como é por: querer levar vantagem sobre tudo e todos, ou ainda por ver algo de errado e dizer: "Deixa-pra-lá".
Que possamos buscar um mundo diferente para nós e para os que nos rodeiam..
Como já dizia Renato russo: Que país é esse....
http://radio.terra.com.br/busca/musicas.php?musica=Que%20País%20é%20Esse?
segunda-feira, outubro 23, 2006
Encontro Nacional
1º Encontro Nacional On line da Comunidade Proinfo
Reflexões sobre o nosso caminhar. O público alvo, foi: Multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE, professores das escolas que utilizam a telemática em suas práticas pedagógicas, técnicos de Suporte do ProInfo, gestores de escolas e dos sistemas de ensino, membros da comunidade educacional, Especialistas e pesquisadores multiplicadores do ProInfo .
Aconteceu durante os dias 19 e 20 de outubro, o encontro acima mencionado. Foi bastante interessante e melhor ainda foi termos tido a oportunidade de participar do mesmo. Visto que é uma marca do avanço e da época de explosão da informatização e também do EAD.
Já na primeira manhã ouvimos a fala das professoras: Beatriz Corso Magdalena e Íris Elisabeth Tempel Costa, as quais falaram sobre Porjetos de Ensino e Projetos de Aprendizagem: assunto bastante propício, nesta época em que a metodologia de projetos, parece ser uma luz no fundo do túnel, nesta educação tão cheia de problemas e desagrados para os professores e também para os alunos.
Durante a teleconferência expuseram as diferenças entre projeto de aprendizagem e de ensino e tínhamos a oportunidade de entrar em contato com as mesmas indagando-as e acrescentando fatos acontecidos que poderiam enriquecer a teleconferência.
Também foram tratados outros assuntos como: Wikipedia, Orkut, Blog, Googlemaps: o potencial pedagógico dos software sociais, Produção colaborativa de vídeo na educação ,Construção de Ambientes na Web - Prof. , relatos de experiências vividas nos NTEs do Brasil e muito mais.
O encontro não foi perfeito, pois tiveram muitas falhas no audio e faltou imagem. Passar dois dias apenas ouvindo os colegas diante de uma máquina é sem dúvida uma experiência nova que deve ser construída.
O site com a programação deste encontro e teleconferências está disponível no endereço: http://www.comunidadeproinfo.escolabr.com/
sábado, outubro 14, 2006
Acomodação
Em diversos momentos nas minhas postagens de forma velado ou não venho frisando a necessidade de novos conhecimentos em nossas vidas e práticas de trabalho. Esses conhecimentos podem e devem ser adquiridos de "n" formas, através de leituras, questionamentos nossos e de nossos colegas, debates, enfim...
Lendo o texto sobre Egocentrismo, conformismo, coação e cooperação intelectuais - de Mônica Estrázulas chamou-me muito atenção o trecho que fala o seguinte:..."tornou-se indispensável perguntar se os avanços e as facilidades de acesso às tecnologias de comunicação telemáticas estão colaborando para uma sociedade em condições de cooperar mais ou se, ao contrário, contribuem para a centralização de poderes e o aperfeiçoamento das estruturas de dominação(Santos, 1994). Neste momento me veio a mente um dilema vivido pelo nosso NTE,que lança diversos cursos e praticamente tem que implorar para que professores de nossa rede queiram fazê-los. Recentemente lançaram uma Oficina de Blog, onde eu e mais uma colega nos inscrevemos. E aí me questiono até onde vai o interesse dos seres humanos em mudar as estruturas dominantes e em se inserir em um novo contexto?
sábado, outubro 07, 2006
Aprender e apreender
Aprender é algo maravilhoso, adquirir conhecimento, estudar. Mas apreender o que apendemos é muito mais ainda. Quando apreendemos nos apoderamos deste conhecimento e modificamos o nossa postura e nossa visão do todo.
Gosto muito da Revista Nova Escola, além de ser acessível financeiramente é ótima para nós professores/educadores. Nela, encontramos reportagens atualizadas e muitas vezes de acordo com nossos interesses podemos recorrer a edições passadas que nos ajudam em nossos estudos e aprendizagens.
Isso aconteceu comigo, quando buscava reportagens sobre o construtivismo. Após ter encontrado na revista de janeiro/fevereiro de 2001 busquei na internet a mesma reportagem.
Nela há muita riqueza e a imagem é maravilhosa, vale a pena conferir.
A reportagem de Denise Pellegrini, levou como título: Aprenda com eles e ensine melhor - Conhecer a produção dos grandes pensadores ajuda a aprimorar o trabalho em classe e crescer na profissão.
São eles: Vygotsky, Gardner, Emília Freire, Freinet e Piaget.
A todos os que visitam o meu blog, bom proveito com a página sugerida.
domingo, outubro 01, 2006
Nação apreensiva
Este domingo sem dúvida alguma, é realmente atípico. Além de tudo o que fazemos costumeiramente ainda temos sobre nós o poder de decisão política. Conquista importanate da democracia1 Mas como nos portarmos diante de tanta coisa velada, escondida e manipulada? As vezes nos julgamos conhecedores e quando percebemos somos apenas massa de manobra.
Mas enfim, nos julgamos importantes e lá vamos nós as urnas! Infelizmente saimos da cabine de votação com aquele aperto na garganta e o sentimento que não é de realização plena. Como seria bom se realmente pudêssemos crer que as nossas vidas irão melhorar e que a partir destes novos mandatos a nossa educação passasse a ter o lugar de destaque que realmente merece e assim nos conduzir a uma nação realmente desenvolvida .
Dizem que o brasileiro é movido pela esperança! Que todos nós jamais a percamos então!