sábado, novembro 18, 2006

Conviver com o diferente



Cada vez mais para que haja uma boa convivência, devemos saber lidar com as diferenças. Diferenças de raçã, classe social, maneira de pensar... Se falamos em educar para as diferenças, muitos remetem-se automaticamente a pessoas portadoras de necessidades especiais, mas as diferenças não são apenas essas. Quando fomos criados, o fomos como seres únicos e portanto diferentes. Temos muitas vezes a tendência de acharmos que somos "iguais".
Conforme a psicóloga: Maria Apárecida Vasconceslos em entrevista dada a revista Mundo Jovem," ensinar a lidar com as diferenças é uma missão das instituições formadoras da identidade, tais como a família, a escola, a igreja, os meios de comunicação. E este ensino começa com a prática das virtudes."
Sem dúvida novamente os educadores tem um papel essencial também na mudança dessa estrutura do "diferente". É na escola que se exercita a convivência com a diferença de forma mais intensa (tarefa a ser construída pelos alunos e professores).
É preocupante também a pseudo-igualdade apregoada por muitas instituições que se analisadas a fundo, continuam excluindo dentro da inclusão.

Comentários:
Olá Adriane!
Acredito que o lidar com as diferenças exige um preparo que muitas vezes não temos...
Em nossa formação como professores nos falam de turmas homogêneas e de alunos que não existem. Percebemos que fomos enganados quando vamos para as salas de aula fazer nossos estágios...
O lidar com as diferenças deve começar já na formação do porfessor.

Beijos
Aline
 
Aline, acho que tu tens razão em parte, pois nem sempre a nossa formação nos dá o suporte necessário para enfrentarmos a realidade. Mas pior do que isso eu acho que muitos de nós enganam-se em busca de algo que não existe e deixam de ser felizes trabalhando com a realidade que se apresenta.(como ter uma turma homogênea se somos tão diferentes, se pensamos tão diferente, se agimos tão diferente, se amamos....)
 
eu acho que nunca somos melor do que os outros e sim devemos ser e trata igual as pessoas que são simplimente nosso amigo emfim amar a todos iguais sou larissa e digo que eu ja passei e ate hj eu passo bjsss
 
Postar um comentário





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?