terça-feira, novembro 14, 2006

Mídias e tecnologias


Estamos iniciando as disciplinas sobre mídias e tecnologias e as expectativas em torno das mesmas são grandes.
Estamos buscando um ensino diferenciado e as mídias sem dúvida, podem servir de parceiras nesta jornada. Mas ainda devemos aprender muito, como usar e como dominar tecnologias novas.
O DVD e a Televisão (instrumentos mais antigos) podem ser explorados de forma inovadora, pelos professores. As interações com colegas servirão de suporte nesta construção e aplicação dos meios midiáticos.
Quanto mais nos aprofundarmos, melhor! Já estamos aprendendo através das leituras e com nossos colegas através das interações. Nossos alunos também nos ensinam muito. Eles estão muito mais abertos ao novo, do que nós mesmos.
Computadores, internet, celulares, câmaras digitais, filmadoras... com o passar do tempo começam a fazer muito mais parte de nossas vidas.
De acordo com os dados levantados pela 2ª Pesquisa sobre uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC 2006), quase 20% da população brasileira tem computador em casa e 14,5% têm acesso à internet.
Segundo a diretora de Comunicação e responsável pela pesquisa, Mariana Balbone, de 2005 até agora houve um aumento considerável no número de domicílios que têm computadores, de 16,6 para 19,6. Apesar do aumento de computadores, o número de domicílios com internet não apresentou grande crescimento de 2005 para 2006. No ano passado, esse número era de 13% e este ano subiu para 14,5%. Balbone disse que uma das explicações para o baixo crescimento é que os programas do governo são apenas para a compra do equipamento e não para o acesso à internet.
Percebemos ainda com essa pesquisa , que os índices estão muito aquém do desejado e que fatores financeiros são responsáveis por esse distanciamento do uso das tecnologias, dentro dos lares brasileiros.
Felizmente as escolas estão sendo equipadas (mesmo que lentamente) e infelizmente ainda há escolas que possuem laboratórios sem professores que se habilitem a usá-lo.
"A seara é grande....."

Comentários:
Olá Adriane!

Ainda temos muitas questões para resolver antes mesmo de falarmos em exclusão digital há uma série de outras exclusões que devem ser tratadas...

E qual o papel da escola em tudo isso?

Beijos
Aline
 
E temos muito a ser resolvido mesmo. Exclusão existe em todos os setores realmente e inclusão de forma veladamente excludente também. Mas com todos os avanços tecnológicos acontecendo, devemos também lutar por um pouco de igualdade. A declaração de isento do IRPJ é um exemplo, fiz a declaração da mãe em segundo enquanto milhões de pessoas precisam ficar em uma fila esperando que alguém faça para eles.Devemos diminuir também aí a distância entre as classes.
 
Postar um comentário





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?